Disjunção da Maxila

O que é a Disjunção da Maxila?

A expansão rápida da maxila ou disjunção maxilar é um procedimento de ortopedia facial para aumentar a base óssea maxilar no sentido transversal.

 

As indicações para o tratamento são principalmente para a correção da atresia maxilar, das mordidas cruzadas posteriores, em combinação com a protração maxilar nos pacientes Classe III e também para os pacientes Classe II.

 

A disjunção da maxila aumenta o espaço para a correta erupção dos dentes, melhora o crescimento e desenvolvimento craniofacial, costuma melhorar a respiração do paciente e consequentemente o sono do paciente.

 

Há diversos tipos de aparelhos para a realização deste procedimento, como o Haas (aparelho mucodentossuportado), o Hyrax (dentossuportado) o McNamara (com cobertura em acrílico da oclusal dos dentes) e mais recentemente os de ancoragem esquelética, como o MARPE.

Cada um dos aparelhos tem as suas vantagens e desvantagens, e o profissional deve levar em consideração cada caso específico para melhor indicação do aparelho.

Aparelho tipo MARPE (Miniscrew Assisted Rapid Palatal Expansion), que é um aparelho disjuntor ancorado em mini-implantes no palato.

 

Os protocolos de ativação também são individualizados e o profissional deve levar em consideração a gravidade do caso, o tipo de musculatura (braquifacial ou dolicofacial), a idade do paciente, a idade óssea do paciente, entre outros.

O sinal clássico do sucesso do tratamento é o diastema (espaço) entre os incisivos centrais superiores, que pode ser confirmado através de radiografias. Este espaço fecha espontaneamente com o passar dos meses.

Após a disjunção, deve-se manter o aparelho por aproximadamente 6 a 8 meses, a fim de evitar a recidiva.

 

Uma dúvida muito frequente é até que idade conseguimos a disjunção da maxila. Normalmente a disjunção da maxila é facilmente conseguida em crianças e jovens de até 13 a 14 anos, mas depende muito da estrutura óssea e muscular individual, bem como da maturação esquelética.

Outra dúvida muito comum é se é possível realizar a disjunção em pacientes adultos. E a resposta é que é possível sim, mas geralmente com a necessidade de um tipo de cirurgia. Chamamos de Expansão Rápida da Maxila Cirurgicamente Assistida.

 

Atualmente há uma técnica que tem permitido realizar a disjunção da maxila em pacientes acima da idade é através da utilização de disjuntor com ancoragem esquelética. Estes disjuntores possuem mini-implantes que são instalados no osso do céu da boca e dependendo da situação pode-se fazer corticoperfurações para facilitar a disjunção da maxila através destes disjuntores sem a necessidade da cirurgia.