OUTROS TRATAMENTOS

CONCEITO E TRATAMENTO

Cirurgias Ortognáticas

Cirurgia ortognática é uma cirurgia realizada por cirurgiões bucomaxilofaciais para obter o correto tamanho dos ossos da face em pacientes que tiveram um desenvolvimento incorreto destes ossos. Ao realizar a cirurgia ortognática, busca-se um melhor engrenamento entre os dentes (melhorando a mastigação), um correto relacionamento entre os ossos maxilares (evitando problemas como DTM), uma melhor respiração do paciente (principalmente para pacientes com ronco e apnéia). Geralmente o procedimento também traz um benefício estético para o paciente, pois traz à normalidade ossos da face que cresceram incorretamente.
A cirurgia ortognática envolve um amplo relacionamento entre o ortodontista e o cirurgião bucomaxilofacial. Antes de iniciar o caso, ambos vão analisar e definir todo o protocolo de condutas para que se obtenha o melhor resultado para o paciente em questão. Na maior parte dos casos inicia-se com aparelho fixo, para depois realizar a cirurgia. Entretanto, nos casos mais severos de pacientes com apnéia, onde existe risco do paciente, pode-se planejar a cirurgia previamente à correção ortodôntica. No entanto, realizar a cirurgia previamente ao tratamento ortodôntico (benefício antecipado) exige da equipe um maior preparo e conhecimento, pois torna mais difícil a execução do tratamento.

Estética

– da face (Botox, Cirurgia Ortognática, Bichectomia, …);
– do sorriso (Ortodontia, Próteses, …);
– da gengiva (Cirurgias de enxertos gengivais, gengivectomias, …);
– dos dentes (restaurações, facetas, lentes de contato, clareamento…).

Clareamento

– Técnica caseira:

É realizado um molde do paciente, que é transformado num modelo de gesso. Sobre este modelo de gesso é confeccionado uma moldeira onde será colocado o gel clareador. O gel clareador a ser utilizado é definido pelo cirurgião-dentista de acordo com as indicações do caso.

– Técnica de consultório:

Nesta técnica o clareamento é realizado no próprio consultório, geralmente em 3 sessões de 1 hora, sendo 1 sessão por semana. Nesta técnica o cirurgião-dentista utiliza um afastador, associado a um sugador. O cirurgião-dentista utiliza um protetor sobre a gengiva do paciente, e aplica o gel clareador sobre o dente do paciente.

– Técnica combinada:

Nesta técnica, o cirurgião-dentista molda o paciente e confecciona uma moldeira para o paciente realizar o clareamento caseiro. Nesta mesma consulta o cirurgião-dentista já realiza o clareamento de consultório. A partir dali, o restante do clareamento será feito pela técnica caseira.
É uma técnica muito recomendado atualmente, pelas vantagens que oferece.

Dentística

Seguindo a filosofia mais atual, as restaurações são realizadas em materiais que unem excelente adesão à estrutura dental com estética.

Periodontia

– Raspagem em Campo Fechado;
– Raspagem em Campo Aberto;
– Cirurgias reconstrutivas (Emdogain, enxertos, …);
– Manutenção e Controle Periodontal.

Prótese

Utilizando os mais variados materiais, dependendo da necessidade de resistência e estética dos pacientes.

Toxina Botulínica (Botox) e Preenchedores Orofaciais.