ORTODONTIA E ORTOPEDIA DOS MAXILARES:

CONCEITO E TIPOS

Aparelhos ortodônticos:

são aparelhos colocados nos dentes para realizar a movimentação dentária.

– Aparelhos fixos metálicos (convencionais)
– Aparelhos fixos estéticos (cerâmica, safira)
– Aparelhos fixos linguais (por trás dos dentes)
– Aparelhos invisíveis
– Aparelhos removíveis
– Aparelhos de contenção
– Aparelhos autoligados (sem borrachinha)

Ortopedia dos Maxilares:

são aparelhos que servem para melhorar o crescimento ósseo. Dependem da idade do paciente para se conseguir os melhores resultados.

– Aparelhos ortopédicos mecânicos
– Aparelhos ortopédicos funcionais

Trabalhamos com diversas marcas e tipos de aparelhos, de acordo com a indicação e necessidade do caso.

Algumas dúvidas frequentes em relação à Ortodontia:

O que é Ortodontia?
É a especialidade da odontologia que tem como objetivo corrigir o posicionamento dos dentes, através de aparelhos fixos ou removíveis.

Qual a formação do Ortodontista?
O ortodontista é um cirurgião-dentista, que fez uma especialização em ortodontia. Esta especialização dura cerca de 3 anos, e o profissional tem treinamento para atuar nesta especialidade da odontologia.

O que é Ortopedia?
A Ortopedia tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento dentofacial, nas crianças e nos adolescentes, estimulando ou controlando o crescimento. Os aparelhos podem ser fixos ou removíveis.

Qual o objetivo da Ortodontia e da Ortopedia Facial?
O objetivo é o de proporcionar uma correta oclusão, com equilíbrio das forças da mastigação, protegendo todo o sistema (osso de suporte, tecido gengival, nervos e músculos). Além disto, um correto alinhamento dos dentes permite uma maior facilidade na higienização dos dentes (escovação e uso do fio dental) diminuindo os riscos de outras doenças bucais, como a cárie e as doenças periodontais.

Qual é a idade correta para o tratamento ortodôntico?
A idade ideal para iniciar o tratamento ortodôntico depende de alguns fatores, como o tipo de má-oclusão e a idade óssea do paciente. Por exemplo, mordidas cruzadas devem ser corrigidas tão logo se diagnostique, independente da idade do paciente. Outros problemas como crescimento de algum osso da face além ou aquém do ideal são melhor tratados durante o crescimento puberal do adolescente. Para conseguirmos identificar esta fase costumamos pedir radiografias de mão do paciente para sabermos a idade óssea e sabermos se já está na hora de iniciar o tratamento. De uma forma geral, quem pode dizer se está ou não no momento ideal de realizar o tratamento é o ortodontista. Muitos pacientes e inclusive alguns dentistas acreditam que a idade idela para procurar um ortodontista é após ter irrompido todos os dentes permanentes. Infelizmente em muitos casos, pode ser tarde demais para iniciar um tratamento ortopédico, por exemplo.

O tratamento ortodôntico é muito doloroso?
Não. O tratamento ortodôntico não é muito doloroso, principalmente após o advento dos fios de níquel-titânio, que são fios muito flexiveis e liberam forças leves. No entanto, na primeira semana após a instalação da aparatologia é comum sentir um certo desconforto, que é aliviado com analgésicos convencionais.

Existe aparelho estético?
Sim. Existem no mercado uma série de diferentes aparelhos estéticos, para aqueles pacientes que nãoquerem um sorriso com brackets metálicos chamando a atenção.
Este tipo de aparelho é muito utilizado por pessoas que trabalham diretamente com o público, como apresentadores de televisão, advogados, professores,…

Dizem que nos aparelhos estéticos o tratamento é mais demorado. É verdade?
Depende do aparelho estético.
Existem aparelhos estéticos confeccionados com os mais diversos tipos de materiais.
Os aparelhos estéticos de cerâmica (porcelana) apresentam maior atrito em relação aos aparelhos metálicos, e com isto o deslize do sistema acaba sendo menor, podendo aumentar sim o tempo de tratamento.
No entanto as empresas costumam realizar um tratamento da parte interna do bracket que fica em contato com o fio (slot) para que o deslize não seja prejudicado e consequentemente não venha a aumentar o tempo de tratamento.
Algumas empresas colocaram o slot em ouro dentro do bracket cerâmico, para facilitar o deslize e permitir um melhor controle de inclinação do dente. Outras colocaram um slot em metal para a mesma finalidade. Infelizmente o custo deste tipo de aparelho acaba ficando um pouco mais elevado, mas este tipo de aparelho funciona muito bem.
Outro tipo de aparelho que tem apresentado excelente estética e um bom deslize são os aparelhos de safira.
Atualmente existem aparelhos estéticos da mais alta tecnologia, onde aliam um slot metálico dentro do aparelho estético, e onde o fio não é mantido no aparelho por meio de borrachinhas, mas através de um sistema de travas que facilita o deslize. São os aparelhos estéticos auto-ligados.

O que são aparelhos auto-ligados? Eles funcionam mais rápido que os convencionais?
Os aparelhos auto-ligados são aparelhos que dispensam o uso de borrachinhas. Assim sendo, o deslize é facilitado e a velocidade do tratamento é maior. São a nova geração de aparelhos, e tem trazido excelentes resultados clínicos, em menor tempo que os habituais.
Além disto acumulam menos bactérias por não terem as borrachinhas em contato com a saliva e bactérias durante todo o mês.

Posso colocar borrachinhas nos aparelhos autoligados? O que eu ganho com isto?
Sim. A maior parte dos aparelhos autoligados também permite o uso de borrachinhas. Porém o uso de borrachinhas causa maior acúmulo de bactérias e aumenta o atrito. No entanto aumentar o atrito pode ser interessante em algum momento do tratamento, e quando for este momento o ortodontista pode utilizar deste dispositivo para fazer controle de ancoragem

O que são mini-implantes? Para que servem?
Mini-implantes são parafusos instalados no osso do paciente e são utilizados pelos ortodontistas para fornecer ancoragem ao sistema.
Um exemplo disto é quando o ortodontista extrai 4 pré-molares em um paciente biprotruso e quer que apenas os dentes anteriores caminhem para trás, sem que os posteriores venham para frente. Se o ortodontista colocar um elástico da região posterior para a anterior, vai haver movimento dos dentes anteriores e dos posteriores. No entanto, se o ortodontista colocar um mini-implante de cada lado na região posterior e colocar o elástico da região anterior ao mini-implante, o mini-implante fica imóvel no osso e apenas os dentes anteriores irão para trás. Assim o ortodontista vai conseguir o objetivo de levar apenas os dentes da frente para trás. Este mesmo raciocínio vale para outros tipos de movimentos dentários.

A instalação deste mini-implantes é dolorida?
Não. Na verdade se usa um mínimo de anestésico para instalar o mini-implante. A instalação é rápida e o paciente toma apenas analgésicos convencionais após a instalação.

Estes mini-implantes se osseointegram no osso?
Não. Ao contrário dos implantes convencionais (aqueles utilizados para colocar próteses), a intenção dos mini-implantes não é a osseointegração. A função do mini-implante é de ficar estável no osso e permitir uma ancoragem absoluta ao sistema.

Estes mini-implantes precisam ser removidos do osso?
Sim. Após a utilização do mini-implante, o mesmo é removido do osso, que cicatriza naturalmente.

O que é disjunção da maxila?
Disjunção da maxila é o procedimento realizado em que as duas maxilas são separadas, com o objetivo de aumentar a distância transversal da maxila. Tal procedimento costuma melhorar a respiração do paciente, além de criar mais espaço para o correto alinhamento dos dentes.
Em pacientes adultos, para podermos realizar a disjunção da maxila, geralmente é necessário realizar uma cirurgia. Logo em seguida, o protocolo é semelhante ao realizado em crianças e adolescentes.

Quais são os aparelhos normalmente utilizados para realizar a disjunção da maxila?
Os aparelhos normalmente utilizados para realizar a disjunção da maxila é o Haas (que tem uma cobertura de acrílico sobre o céu da boca), o Hyrax (sem acrílico) e o McNamara (que tem uma cobertura de acrílico sobre os dentes).

O que é o Bionator? Para que serve?
O Bionator é um aparelho ortopédico funcional que serve para realizar o avanço funcional da mandíbula além de melhorar toda a musculatura de lábio, bochecha e posicionamento da língua.
É um aparelho com excelentes resultados, mas depende da colaboração do paciente associado ao uso na idade adequada, que é durante o surto de crescimento puberal.
Para poder usar este aparelho na idade adequada é que o ortodontista costuma pedir a radiografia carpal com idade óssea.

O que é o Aparelho de Herbst?
O aparelho de Herbst é um aparelho inbtrabucal de ancoragem intermaxilar recíproca. Ele promove o avanço da mandíbula e a distalização dos superiores, contribuindo assim para a correção da classe II esquelética.

O que é o APM? Quais são as derivações?
O APM é o aparelho de protração mandibular. Ele tem um funcionamento parecido com o Herbst, porém há a necessidade de ter aparelho fixo instalado. O APM é confeccionado no próprio consultório. Os primeiros APM tinham muitas quebras, e foram tendo evoluções (APM1, APM2, APM3, APM4).
Existe um aparelho parecido com o APM que tem quebras menos frequentes e compra-se pré-fabricado, que é o FLF.

O que é o PMW?
Outro aparelho que é derivado do APM é o PMW. Este aparelho veio com algumas modificações e tem apresentado melhor resultado clínico por ser mais fácil de instalar, por ter quebras menos frequentes, por permitir melhor movimento de lateralidade para o paciente e por ser mais confortável para o paciente.

O que é o Forsus?
O Forsus é outro aparelho com função semelhante ao APM e ao PMW. Uma das grandes vantagens deste aparelho é que como há uma mola impulsionando, a força é mais constante, e é mais fácil do paciente se acostumar, além de ter poucas quebras, ser fácil de instalar, ser bastante confortável para o paciente e também permitir movimentos de lateralidade.